quinta-feira, janeiro 06, 2011

Regresso em força

É interessante ver como as pessoas lidam com as frustrações do seu dia a dia e como lidam com o monte de desilusão que se tornou a sua vida. É ainda mais interessante ver como os portugueses lidam com isso tudo, porque acaba por ser sempre mais previsível.

Para quem não se apercebeu ainda como é que os portugueses lidam com o seu insucesso, vou vos apresentar uma situação que aconteceu comigo, e depois explico (para os mais lentos) como se transcreve para a realidade nacional.

Estava eu na auto-estrada, e numa situação normal de ter acabado de entrar na auto-estrada, deparo-me com carros mais lentos. Calmamente abrando, mas mesmo estando mais veloz, tento ultrapassar. Ao tentar, um dos carros mais lentos mete-se à minha frente também para ultrapassar. Como nem foi daquelas situações em que tive de abrandar assim tanto, achei completamente normal e esperei para que o carro ultrapassasse os outros. Depois de ultrapassados, o carro manteve-se na esquerda. E nem tou a dizer que fiquei chateado por terem passado 3 metros sem que ele se guinasse bruscamente para a direita para eu passar. Nada disso. Passou 100, 200, 300, 500 metros e nada de desviar para a direita, já que não havia nenhum carro no horizonte. Como qualquer um, dei um sinal de luz pensando que simplesmente o condutor estava distraído. Nada...!! Volto a dar mais vigoroso. Nem se mexe o carro.
Pensei para mim sem qualquer maldade "a puta está ao telemóvel!!".
Fui para a faixa da direita para ultrapassar, mas depois pensei melhor e decidi que se estava ao telemóvel, provavelmente seria perigoso fazer isso. Por isso abrandei, voltei a colocar-me à esquerda (já que ia-mos começar a ultrapassar novamente carros) e esperei de ultrapassar os carros para resumir a minha tentativa de ultrapassagem da dita senhora.
Depois de ultrapassados, finalmente vejo o carro a fazer a mudança de faixa para a direita. Ultrapasso e olho para ver se realmente ia ao telemóvel, e que surpresa que apanho, quando a dita senhora (puta seria o termo mais correcto) olha para mim e acena a sorrir e sai na próxima saída.

Ou melhor, a vaca simplesmente não me deixou passar, porque...sei lá...porque sim. Porque ia mais depressa do que ela. Bem...basicamente ela não me deixou passar, porque aquela foi a única maneira de ter algum controlo na sua vida, e de lixar alguém que estava a ir mais depressa do que ela.

É assim que funciona este país. As pessoas estão na merda, mas quando vêem alguém que está melhor que eles, elas não tentam imitar essa pessoa, ou aspirar a ser como essa pessoa. Elas tentam fazer com ela seja tão infeliz como elas.

Sem comentários: