quarta-feira, maio 14, 2008

Divórcio à lá carte

Segundo a nova lei de divórcio que querem passar agora, podemos nos divorciar como quem vai ali dar uma cagada no relvado do vizinho, só porque ele tem os caixotes do lixo sempre à nossa porta. Obviamente que não sou o gajo com maior moral para falar disto, mas nem acho a lei actual uma boa lei, como não acho boa a lei que querem aprovar.
Hoje em dia se só um dos parceiros quer o divórcio, então, essa mesma pessoa tem de provar que tem razões para pedir esse divórcio. Agora querem que a pessoa possa pedir o divórcio só porque o gajo deixa a tampa da sanita levantada, ou porque ela prega os pensos usados na parede, na tentativa de criar uma obra de arte moderna.
É que nem 8 nem 80. Por mim para mudar a lei do divórcio, bastava mudar a perspectiva das coisas. Em vez de ter que provar que o parceiro a quem se pede o divórcio é uma merda, alguém com quem é impossivel viver, porque não fazer com que a pessoa que não quer o divórcio, ter que provar que ainda existe hipótese para a relação? Parece-me uma solução mais pacífica e mais positiva. Em vez de andarem a lavar a roupa suja em tribunal, a pessoa tem de provar o seu amor pela outra pessoa, e que a relação tem pernas para andar. Bem bem bem bem bem bem lá no fundo, sou um romântico....