quinta-feira, março 26, 2009

Corrupção

Que dizer sobre este fenómeno?
Antes de mais já pensaram em todos os vossos actos durante um dia inteiro e as suas consequências?
A sociedade portuguesa está cheia de corruptos, e os maiores corruptos
é o próprio povo. Com isto não estou a dizer que os políticos são uns santinhos. Nem pensar. A diferença é que eles ganham mais com a sua corrupção do que o povo comum. Por alguma razão estão a governar um país de corruptos.
O dia a dia de um português é feito de corrupção, cunhas, jeitinhos e pequenas facadas na lei.
São cunhas para arranjar emprego, para ser atendido mais rapidamente, para fazer um processo andar mais depressa, etc, afinal qual é o problema, não estamos a prejudicar ninguém, certo? Até ao dia em que estamos sentados na fila para alguma coisa e vemos alguém a nos passar à frente porque conhece quem está a atender, e aí então, vem ao de cima o nosso sentido de injustiça hipócrita.
É fechar os olhos quando nos propõem para pagarmos o arranjo do carro sem o IVA, nunca pedir a factura no restaurante, afinal, qual é o problema? Não estamos a roubar a ninguém certo? Até ao dia em que temos de pagar os impostos e vemos que subiram outra vez, já que o estado precisa de mais dinheiro para culmatar a fuga aos impostos e os gastos exagerados, e aí, vem o sentido de injustiça hipócrita a dizer que os políticos só sabem é mamar.
É aproveitar que temos a ADSE e usar e abusar, comprando óculos de sol, comprar óculos de marca e dizer ao oculista para cobrar o preço da armação da Armani nas lentes que são comparticipadas. Que mal tem? Não estamos a impedir ninguém de ter cuidados médicos, certo? Até ao dia que o governo deminui a comparticipação da ADSE, e aí vem o sentido de injustiça hipócrita a dizer que para pouparem dinheiro deviam era de diminuir o ordenado que os políticos têm.
É passar traços continuos, ultrapassar pela direita, andar 50km/h acima do limite de velocidade, não respeitar sinais de trânsito e conduzir agressivamente. Que mal tem? Nunca tive nenhum acidente certo, eu ao menos sei conduzir? E depois vem o sentido de injustiça e indignação hipócrita ao ver as notícias na tv a dizer que o número de mortos na estrada aumentaram. Obviamente a culpa é do governo que faz estradas de merda e dos "outros" loucos que andam na estrada que não sabem conduzir.
É esta a vida do português comum, um lutador incansável pela justiça, e o maior prevaricador do país. Um claro caso de dupla personalidade e esquizófrenia. O problema é que somos o dia todo como o Mr.Hyde e só quando nos calha ser lixados é que nos transformamos em Dr. Jekyll.
Em tempos pensei que a natureza corrupta dos políticos é que fazia com que o povo fosse corrupto. Hoje em dia já não penso assim. Os políticos são corruptos porque o povo é corrupto e isto tudo só mudará quando o povo decidir que deve de agir como deve ser. Os políticos que temos são o reflexo do povo, não o contrário.