segunda-feira, agosto 10, 2009

TGV - Tacho a grande velocidade

Mais uma vez, gasta-se dinheiro em percursos absurdos e sem qualquer tipo de retorno em vez de gastarmos em percursos rentaveis que vão evoluir regiões pobres. Porto-Vigo devia de ser a primeira ligação a ser feita no TGV neste país. Mas mentes retrógadas e centralistas não conseguem admitir que não seja Lisboa a primeira a ter esta ligação a Madrid. Existem vários pontos para se basear na ligação Porto-Vigo como prioritária:
1-Vigo tem um aeroporto mediocre comparado com o do Porto e com mesnos voos internacionais, hoje em dia existem milhares de galegos que vêm para o Porto para viajar de avião e fazerem compras, o TGV daria de imediato a machadada final e colocaria o Sá Carneiro como aeroporto central do norte de Portugal e Galicia. Isto tem de ser feito antes que os galegos se lembrem de fazer um aeroporto maior.
2- A ligação Lisboa-Porto é absurda, gastava-se menos dinheiro e reformulava-se as linhas do Alfa, permetindo-o ter uma velocidade constante de 220km/h no seu percurso reduzindo o tempo para 1h30 ou um pouco mais, o que é mais que satisfatório e barato, tanto para o contribuinte e divida externa como para os passageiros. 27€ para 1h30 de Porto-Lisboa, era excelente e fumentaria a que a TAP fizesse preços de voos Porto-Lisboa menos absurdos e insultuosos.
3- A Ligação a Aveiro é outra aberração...para quê?

A minha previsão para o TGV?
Muitos bolsos cheios...
Pena que vão ser sempre os mesmos a encher e sempre os mesmos a pagar.