quinta-feira, abril 17, 2008

Queixinhas

Por várias vezes digo que a cultura portuguesa tem de mudar, não estou a falar de touradas, ou a corrupção ou o aborto. Tou a falar da constante mania do português rebaixar o próprio país. Os principais culpados? Os jornalistas. Claro que também temos alguma culpa, ao aceitarmos o que eles dizem como verdades absolutas, em não se procurar informar, em simplesmente se conformar em relação à informação que nos fornecem.
Essa desinformação é ainda mais gritante, quando as pessoas têm uma das ferramentas mais poderosas de informação, e simplesmente não a utilizam. Por isso, vamos utiliza-la, e começamos com a dívida externa portuguesa. É grande? Sim, é maior que o PIB português, se formos a ver as coisas como deve ser, para nos livrar-mos dela, teria-mos de hipotecar os nossos ordenados, investimentos, tudo por 1 ano e meio. Eu sei, parece brutal e já devem de estar todos a chorar por causa disso, e que é o país que temos, que mais valia fazer parte de Espanha e essas palhaçadas todas que ouvimos por aí. Mas...e os outros países para onde estamos sempre a olhar?
#1 Ireland: $7.58 per $1 of GDP
#2 Liberia: $7.14 per $1 of GDP
#3 São Tomé and Príncipe: $5.13 per $1 of GDP
#4 United Kingdom: $3.87 per $1 of GDP
#5 Guinea-Bissau: $3.36 per $1 of GDP
#6 Netherlands: $3.29 per $1 of GDP
#7 Belgium: $3.01 per $1 of GDP
#8 Switzerland: $3.00 per $1 of GDP
#9 Hong Kong: $2.90 per $1 of GDP
#10 Austria: $2.05 per $1 of GDP
#11 Mauritania: $1.84 per $1 of GDP
#12 Burundi: $1.83 per $1 of GDP
#13 France: $1.73 per $1 of GDP
#14 Sweden: $1.73 per $1 of GDP
#15 Denmark: $1.67 per $1 of GDP
#16 Portugal: $1.62 per $1 of GDP
#17 Spain: $1.61 per $1 of GDP
Pois é, parece que afinal as grandes potências económicas europeias, estão com dívidas muito mais altas que as portuguesas. Quando Portugal por cada $1 do PIB deve $1.62 , a Suiça deve $3. E a nossa vizinha, a tão cobiçada pelos ignorantes? Parece que não se safa por muito.
Depois vem a conversa das ajudas europeias. Bem...desde que entramos na zona euro em 86 que a UE tem nos dado vários apoios para o desenvolvimento, e pelo que dizem nas notícias até parece que mais ninguém recebe. Mas enganem-se. A Espanha é a maior beneficiária de fundos europeus, e logo atrás está a Alemanha, Reino Unido, França, e Portugal em termos absolutos está lá para 9º. Em termos relativos está em 6º. E em termos de PIB? Pois, os fundos europeus anuais são apenas 3% do nosso PIB. Da maneira que falam, até parece que é 30%.
Porquê é que não se fala das empresas portuguesas que estão em alta, das que abriram, das que estão a contratar muitas pessoas? Porque raio é que é notícia, o fecho de uma fábrica com 50 pessoas? Será isso notícia? Onde estão as razões para a fábrica ter fechado? Falta de negócio? Má gestão? Não, obvio que é culpa do governo e que Portugal está na merda.
Há que ver de que maneira é vemos o país, porque olhar sempre com o olhar crítico/destrutivo que costumamos olhar, em nada vai ajudar. Acho que devia de ser feita uma lei, sempre que se dissesse mal do país, seria necessário dar uma opção de melhoria. Ex: "Ái a economia está mal e é so fábricas a fechar, deviam de reduzir os preços da electricidade, água e arrendamento às empresas". Tão a ver? Fácil não é?

quinta-feira, abril 03, 2008

Novo pecado mortal - Mudar de opinião

"A eurodeputada socialista Ana Gomes classificou hoje de "humor negro" os recentes elogios do presidente da Assembleia da República, Jaime Gama, ao líder do Governo Regional da Madeira, Alberto João Jardim.

"Concordo com a deputada Edite Estrela, com certeza que foi dito num momento de humor, de humor negro", defendeu Ana Gomes, quando questionada pelos jornalistas sobre como reagia aos elogios de Jaime Gama a Alberto João Jardim, à margem de um debate sobre o Tratado de Lisboa, que está a decorrer em Faro."- in Publico


Realmente este Jaime Gama...então ele vai mudar de opinião sobre um assunto? Mas quem é ele para mudar de opinião sobre algo que disse à 10 ou mais anos? Quem é ele para evoluir a sua opinião, para algo além da propaganda socialista? Quem é ele para reconhecer caracteristicas boas no Alberto João Jardim? Todos sabemos que neste país não podemos elogiar o Alberto João Jardim por ter colocado a Madeira com uma das regiões mais ricas de Portugal somente atrás de Lisboa. Todos sabemos que a Madeira vive às custas do continente mesmo só recebendo 0,26% do orçamento de estado. Todos sabemos que não podemos dizer que a Madeira tem um nivel de produtividade só ultrapassado por Lisboa. Todos sabemos que não podemos dizer que a Madeira é 2,8% do PIB português. Todos sabemos que o AJJ é um ditador, que é votado pelo povo madeirense, em eleições livres, com constantes maiorias absolutas.
Se todos nós sabemos isto...porque caralho é que então este caramelo foi mudar a sua opinião???

terça-feira, abril 01, 2008

Divida da Madeira

Acho imensa piada às reacções do PS-Madeira e de vários socialistas às declarações do Jaime Gama em relação ao Alberto João Jardim. Basicamente o Jaime Gama elogiou a maneira como o AJJ governou a região autónoma e a maneira que a conseguiu evoluir com o dinheiro dado pela UE.
Obviamente tiveram que vir mil e umas pessoas falar mal do Jaime Gama.
Parece que neste país dizer que o Alberto João fez um bom trabalho na Madeira é pecado. É taboo, não se pode dizer. É BLASFÉMIA. Se ele tivesse dito que a Madeira chupa o dinheiro do continente e que o AJJ é um ditador, então já era aplaudido. Este país não é um país de verdades,é o país das verdades sabidas. Não dos factos, mas do conhecimento público. Não das provas, mas do julgamento em praça pública.

Para os ignorantes que gostam de nos chamar de chulos sempre que falam em madeirenses e, não fazem a mínima ideia do que dizem tenho aqui um documento para lerem. Veremos se repetem o que ouvem nas notícias e o que dizem para tentar atirar areia para os olhos dos portugueses e fazer da Madeira um bode expiatório:
https://www.gov-madeira.pt/madeira/conteudo/displayartigopr.do2?numero=11237